Redação
Com dois dias de programação intensa e presença marcante do público, a Feira da Terra foi um verdadeiro sucesso em Barra do Garças. Realizado na sexta-feira (4) e no sábado (5), o evento tomou conta do Centro de Turismo Roncador — antiga rodoviária, ao lado da Polícia Federal — e se consolidou como um importante espaço de valorização da cultura, da arte e da gastronomia regional.
Com entrada gratuita, a feira reuniu centenas de pessoas que prestigiaram apresentações musicais, rodas de conversa, capoeira, contação de histórias, exibição de documentário e uma diversificada praça de alimentação com produtos típicos. A programação, marcada pela diversidade e inclusão, encantou moradores e visitantes.
A sexta-feira foi marcada por atrações culturais emocionantes, como o show de abertura com Geovanna Morais e a exibição do curta-documentário Sabor e Memória – Mulheres que Alimentam Histórias, seguido de uma homenagem às protagonistas da produção. O público também vibrou com as apresentações de Emilie Santy, Bianca Marques, DJ Kah e Bruna Ribeiro.
No sábado, o dia começou com o tradicional café da manhã “Coma à vontade, pague quanto quiser”, um dos momentos mais simbólicos da feira, que reforçou o espírito de colaboração e valorização das expositoras locais. Ao longo do dia, o evento promoveu debates importantes sobre agroecologia, soberania alimentar e turismo sustentável, além de oferecer atrações como roda de capoeira, contação de histórias e shows musicais. O encerramento ficou por conta da Banda Imigrantes, que animou o público com um repertório vibrante.
Além da programação rica e diversa, a Feira da Terra também se destacou pela acessibilidade, com estrutura adaptada e tradução em Libras durante as rodas de conversa.
Declarada Patrimônio Cultural e Turístico de Barra do Garças em 2019, a feira foi viabilizada por meio do Edital 08/2023/MT Criativo, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL-MT), com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
O sucesso da edição 2024 reforça a importância da Feira da Terra como um espaço de encontro, troca de saberes e fortalecimento da identidade regional.
Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !